terça-feira, 24 de abril de 2018

Pão sem Glúten com batata-doce




        Testei, e estraguei, muitas receitas de pão antes de achar uma que fosse gostosa e simples de fazer. Essa receita tirei do Youtube do canal Delícias sem glúten, mas fiz uma alteração. Coloquei batata-doce cozida, colheres de chia, linhaça, gergelim e aveia em flocos, que coloquei por cima, para deixar o pão mais nutritivo. Também já testei com inhame e aipim/mandioca/macaxeira. O pão fica FANTÁSTICO!! Muito macio e saboroso!
Vamos fazer pão?



Ingredientes:
150 gramas de polvilho doce
150 gramas de farinha de arroz
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de goma xantana ( pode ser encontrada em casas de produtos naturais, ela é fundamental para o pão dar certo)
1 colher de sopa de fermento biológico seco
4 colheres de sopa de açúcar
150 gramas de água
3 ovos
2 colheres de azeite
2 batatas-doces pequenas cozidas (opcional, mas o pão fica mais saboroso com ela)
1 colher de sopa de chia (opcional)
1 colher de sopa de linhaça dourada (opcional)
gergelim para colocar por cima (opcional)

Modo de fazer:

    Misture os ingredientes secos: o polvilho, a farinha de arroz, o açúcar, o fermento e as sementes e misture bem. Coloque a goma xantana e o sal e misture novamente. Reserve. 

      Bata as batatas-doces e os ovos no liquidificador até virar um creme. Despeje a mistura nas farinhas que estavam reservadas, acrescente ainda o azeite e a água. Misture bem e leve à batedeira por mais ou menos 3 minutos. Coloque em forma untada e deixe crescer até dobrar de volume. (Fiz em duas formas pequenas). Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 35 minutos, ou até que fique dourado. 

        Deixe esfriar antes de cortar. 

Importante:

O pão sem glúten fica mais firme no dia seguinte, mas basta aquece-lo que ele volta a ficar macio e fofinho. Aqueça em fatias na frigideira, no microondas ou no forno.

Bom apetite!


3 comentários via Blogger
comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Olá, querida amiga Vívian!
    Depois que me entreguei à alimentação funcional, não quero saber de outra coisa... todo dia como um pãozinho pequeno de batata doce recheado com ricota... é uma delícia sua receita!
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir